6 anos de Advocatus

 

Entrevista

  • Nelson Machado Vilela: “As margens nas prestações de serviços degradaram-se para limites quase incomportáveis”
    Nelson Machado Vilela, sócio fundador da Machado Vilela & Associados

    “As margens nas prestações de serviços degradaram-se para limites quase incomportáveis”“A crise económica tem degradado as margens nas prestações de serviços para limites quase incomportáveis”. A afirmação é do advogado Nelson Machado Vilela, que, em entrevista à Advocatus, fala da expansão da sociedade nortenha para Lisboa. Diz que o mercado da capital é mais rico e mais gerador de oportunidades, apesar da forte concorrência. Como pequena sociedade, proximidade, coesão, solidariedade e amizade mantêm-se os fatores de diferenciação da firma, que prevê integrar mais três advogados durante este ano.

  • Nuno Villa-Lobos: Entraram no CAAD mais de 400 processos de arbitragem
    Villa-Lobos, presidente do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD)

    Nuno Villa-Lobos, presidente do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD)Só no primeiro semestre entraram no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) mais de 400 processos de arbitragem administrativa e tributária, um número que está em linha com o alcançado no ano passado. A garantia foi dada pelo presidente do CAAD, Nuno Villa-Lobos, em entrevista a propósito do 5º aniversário da arbitragem tributária, comemorada com uma conferência nesta quinta-feira, 7 de julho, em Lisboa.

Opinião

  • Redução das horas de trabalho no setor privado
    Cláudia Mendes Torres, associada sénior na Teixeira de Freitas, Rodrigues & Associados

    Redução das horas de trabalho no setor privadoNo passado dia 01 de julho entrou em vigor a Lei n.º 18/2016, de 20 de junho, que veio estabelecer a redução do horário de trabalho da função pública para 35 horas semanais.

  • O dever de revelação dos árbitros e as novas diretrizes da ICC
    Alexandre Sion, Advogado e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, autor Wolters Kluwer

    O dever de revelação dos árbitros e as novas diretrizes da ICCA resolução de disputas através da arbitragem tem ganho cada vez mais espaço no cenário internacional, notadamente em razão das vantagens inerentes ao procedimento, quais sejam, entre outras: natureza consensual, flexibilidade, especialidade dos árbitros na matéria sub examine, sigilo e imparcialidade.

Advocatus Business Guide