CONFERÊNCIA

 ARBITRAGEM EM DIREITO PÚBLICO

Entrevista

  • Presidir à FIDE reforça o compromisso com a UE
    Carlos Botelho Moniz e Rita Leandro Vasconcelos, vice-presidente e secretária-geral da APDE

    Presidir à FIDE reforça o compromisso com a UEA direção da Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE) termina, no próximo ano, o seu mandato de quatro anos com a concretização do seu grande objetivo: a realização do congresso da FIDE, a federação internacional cuja presidência assumiu a 21 de maio. “Quisemos mostrar que Lisboa era capaz de organizar coisas com significado e projeção internacional”, diz, a propósito desta escolha, Carlos Botelho Moniz. “Assumir a presidência, neste momento histórico em que a União Europeia atravessa uma crise, reforça a ideia de que Portugal está comprometido com a UE”, acrescenta Rita Leandro Vasconcelos.

  • FCB em África: “Oferecemos às multinacionais padrões de qualidade europeus”
    João Robles e João Couceiro, sócios da FCB

    FCB em África: “Oferecemos às multinacionais padrões de qualidade europeus”Não foi por reação à crise que a FCB se internacionalizou, asseguram João Robles e João Couceiro, os sócios responsáveis pela operação da sociedade de advogados portuguesa em Angola e em Moçambique, respetivamente. No portefólio de clientes destes dois países estão empresas portuguesas, mas também multinacionais que – dizem – confiam na entrega de um serviço de qualidade europeia.

Opinião

  • Lembrete: a liberdade de expressão dos juízes
    Gonçalo Carrilho, advogado

    Lembrete: a liberdade de expressão dos juízesNum país fortemente condicionado pelo estado da sua justiça, pouco habituados estamos a ouvir a voz de uma das classes protagonistas – a dos juízes – expressar a sua opinião.

  • Os Impostos Especiais de Consumo
    Sérgio Vasques, Professor da Universidade Católica Portuguesa

    Os Impostos Especiais de ConsumoAo longo dos últimos anos, foi muito o que mudou no domínio dos impostos especiais de consumo. Os impostos que incidem sobre o álcool e bebidas alcoólicas, produtos petrolíferos e energéticos e tabacos manufacturados viram todo o seu enquadramento europeu alterado.

Advocatus Business Guide