António Mendonça Mendes e Tiago Antunes no Governo

sexta, 14 julho 2017 18:17

Os juristas António Mendonça Mendes e Tiago Antunes tomaram, na passada sexta-feira, 14 de julho, posse como secretários de Estado do novo elenco governativo. O primeiro nos Assuntos Fiscais e o segundo na Presidência do Conselho de Ministros.

António Mendonça Mendes é sócio da André, Miranda e Associados (AM) desde 2014, onde tem centrado a sua atividade nos setores dos transportes, portuário, saúde e proteção Social, assim como em Direito Público, ao nível de contencioso administrativo, concessões, contratação pública, regulação e apoio à atividade legislativa.

A sua carreira na advocacia inclui o exercício da profissão em Macau, durante dois anos, e uma passagem de dois anos pelo grupo Geocapital, onde foi advogado interno. Foi também diretor da REFER com responsabilidades nas áreas de organização, assuntos jurídicos e capital humano. Do seu percurso fazem também parte várias passagens por gabinetes de apoio a membros do governo em áreas da administração pública, justiça, transportes e saúde. É licenciado em Direito, na variante de Ciências Jurídico Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Já Tiago Antunes é jurista e professor da Faculdade de Direito de Lisboa, onde se licenciou em Direito, em 2001. É especialista em Direito Público e do Ambiente e foi adjunto de dois secretários de Estado adjuntos de Sócrates, Filipe Baptista e João Almeida Ribeiro. Entre 2001 e 2005 integrou a PLMJ. Atualmente, estava a trabalhar em Bruxelas para o eurodeputado do PS Pedro Silva Pereira.

São dois dos oito novos secretários de Estados que fazem parte da mini-remodelação governamental que envolve cinco ministérios.

advocatus@briefing.pt