Almedina publica obra de Boaventura de Sousa Santos

segunda, 20 março 2017 17:08

A Edições Almedina lança “As Bifurcações da Ordem: Revolução, cidade, campo e indignação” da autoria do professor Boaventura de Sousa Santos.

Trata-se do terceiro volume de uma coleção de cinco títulos sobre a sociologia crítica do direito, depois de “O Direito dos Oprimidos” (2014) e “A Justiça Popular em Cabo Verde” (2015). Tal como nestas obras, este livro é publicado sem se ter efetuado uma atualização de dados ou de bibliografia, e sem a intervenção nas análises feitas ao tempo em que os textos foram escritos.

Porém, ao contrário das obras anteriores, esta contém textos relativos a um período situado entre 1979 e 2016 e é, por isso, “um volume particularmente revelador da trajetória científica do professor Boaventura de Sousa Santos na área da sociologia crítica do direito”, adianta a Edições Almedina, em comunicado.

Na obra, o autor analisa a forma como os diferentes e complexos modos como a ordem jurídica, o direito e os tribunais, refletem os processos de transformação social e simultaneamente os influenciam, entre outras matérias.

Boaventura de Sousa Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e “distinguished legal scholar” da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e “global legal scholar” da Universidade de Warwick. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

advocatus@briefing.pt