40 anos de políticas de justiça revisitados em livro

quarta, 15 fevereiro 2017 17:05

As últimas quatro décadas das políticas de justiça em Portugal são analisadas num livro coordenado por Maria de Lurdes Rodrigues, Nuno Garoupa, Pedro Magalhães, Conceição Gomes e Rui Guerra Fonseca, e que é lançado no próximo dia 21 em Lisboa.

Iniciativa das edições Almedina e do ISCTE-IUL, reúne contributos de juristas, sociólogos, economistas e politólogos. São cerca de mil páginas que identificam quatro etapas na evolução das políticas de justiça em 40 anos de democracia.

Entre os juristas estão Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, e o consultor da PLMJ Pedro Lomba.

Quanto aos organizadores, Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação, integra o departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL; Nuno Garoupa é docente de Direito na Universidade do Texas, tendo presidido à Fundação Francisco Manuel dos Santos; Pedro Magalhães é cientista político do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Conceição Gomes é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; e Rui Guerra Fonseca é docente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa.

A obra será apresentada pelo ex-ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio e pela jornalista Bárbara Reis, ex-diretora do Público, numa sessão a encerrar pela atual ministra, Francisca Van Dunem.

advocatus@briefing.pt